Segunda dose da vacina contra Covid-19 já começou a ser aplicada em Campo Grande

0

Em Campo Grande, a vacinação contra Covid-19 segue a todo vapor. Desde a última quarta-feira (10) iniciou-se a aplicação de doses nos profissionais da saúde e pessoas institucionalizadas que tomaram a primeira dose do imunizante em janeiro, quando o Município recebeu o primeiro lote das vacinas. 

A aplicação dessa nova dose do imunobiológico é feita, nesse momento, com o auxílio de equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), já que é necessário vacinar os profissionais em seus locais de trabalho, e não é possível retirar todos os idosos asilados de uma só vez dos locais onde moram. 

Campo Grande estabeleceu um calendário de vacinação baseado no quantitativo de doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. No último sábado (13), foi concluída a vacinação em idosos de 80 anos ou mais, e a abertura de novos públicos depende da liberação de doses pelo órgão. 

Quando receber outro lote dos imunobiológicos, a Sesau estabelecerá um novo calendário de vacinação. A princípio, as vacinas que ainda estão em estoque foram designadas para a segunda dose do primeiro público já vacinado. 

“No primeiro lote, recebemos mais de 26 mil doses, mas por orientação do Ministério, metade delas precisaram ser reservadas para a segunda dose. Na semana passada, outro carregamento de vacinas chegou ao município, sendo que do total, 3,6 mil também deveriam reservadas”, esclarece o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

A aplicação da segunda dose está seguindo o mesmo cronograma estipulado pela Prefeitura na primeira aplicação, atentando-se à janela imunológica, sendo necessários de duas a quatro semanas para a vacinação. “Todos os que tomaram a primeira dose têm um informativo onde está explicito quando deve ser aplicada a segunda”, conclui José Mauro. 

É possível acompanhar o calendário de vacinação pelo site www.campogrande.ms.gov.br/sesau/vacinacg, e para agilizar a vacinação é possível realizar a identificação prévia do paciente no vacina.campogrande.ms.gov.br. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui