Simon Yates vence a 10ª etapa do Tour de France

0
Simon Yates vence a 10ª etapa do Tour de France

A 10ª etapa do Tour de France 2025 proporcionou os fogos de artifício que todos esperavam em 14 de julho. As estradas do Maciço Central testemunharam uma onda de ataques durante todo o dia, até que Simon Yates (Visma-Lease a Bike) ultrapassou seus companheiros de fuga na subida final para Le Mont-Dore, conquistando sua terceira vitória em uma etapa do Tour, seis anos após as duas anteriores. Também parte da fuga, Ben Healy (EF Education-EasyPost) deu tudo de si para perseguir o Maillot Jaune. Terceiro no dia (+31”), ele se torna o quarto líder irlandês da corrida, o primeiro desde o ano mítico de Stephen Roche, 1987! Depois que a Visma-Lease a Bike tentou pressioná-lo, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates-XRG) atacou na subida final, mas Jonas Vingegaard igualou seu ritmo. O esloveno está agora 29” atrás de Healy na classificação geral.

É o Dia da Bastilha e os ciclistas prometeram fogos de artifício em um percurso explosivo. A primeira subida categorizada do dia começa logo no início da etapa. A partir daí, haverá pouca ou nenhuma estrada plana até Le Mont-Dore. Com a desistência de Georg Zimmermann (Intermarché-Wanty) e Marijn van den Berg, 173 ciclistas encaram um percurso de 165,3 km com oito subidas categorizadas e uma elevação total de 4.450 m.

Uma fuga de 29 homens repleta de franceses

Assim que a bandeirada é arriada, Victor Campenaerts (Visma-Lease a Bike) ataca. A batalha pela fuga começa e são necessários 17 quilômetros – incluindo a subida da Côte de Loubeyrat (cume no km 11,8) – para que um grupo de 28 homens consiga escapar de grandes nomes como Ben Healy (EF Education-EasyPost) e Simon Yates (Visma-Lease a Bike), além de um forte contingente de atacantes franceses: Valentin Paret-Peintre (Soudal Quick-Step), Alex Baudin (EF Education-EasyPost), Lenny Martinez (Bahrain Victorious), Quentin Pacher (Groupama-FDJ), Julian Alaphilippe (Tudor), Bruno Armirail (Groupama-FDJ), Aurélien Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale) e Clément Champoussin (XDS Astana).

Pablo Castrillo (Movistar) chega a 29 atacantes no km 31. A equipe Emirates-XRG dos Emirados Árabes Unidos lidera o grupo com Tim Wellens e Nils Politt e a diferença aumenta gradualmente nas subidas seguintes, até que Healy (3’55” atrás na classificação geral) assume a liderança da classificação geral virtual.

Martinez persegue as bolinhas

Em movimento 45 anos após a vitória de seu avô Mariano Martinez no Dia da Bastilha em Morzine, Lenny Martinez conquista os pontos do KOM no topo da Côte de La Baraque (km 54,5), Côte de Charade (km 66,6) e Côte de Berzet (km 78,4). Com essa sucessão de subidas, a ruptura explode.

Há 15 ciclistas na frente no Col de Guéry (km 115,4), onde Martinez praticamente garante a camisa de bolinhas no final da etapa. No topo, o pelotão está 5 minutos atrás.

Visma-Lease a Bike aumenta a aposta

Os ciclistas em fuga desencadeiam uma série de ataques. A diferença máxima chega a 1,75 m em Col de la Croix-Morand (km 124,1). Seis ciclistas permanecem na liderança nos últimos 20 quilômetros: Healy e Yates continuam na liderança, seguidos por Quinn Simmons (Lidl-Trek), Michael Storer (Tudor), Ben O’Connor (Jayco AlUla) e Thymen Arensman (Ineos Grenadiers). Atrás deles, a Visma-Lease a Bike ataca com Sepp Kuss e Matteo Jorgenson, mas a equipe Emirates-XRG dos Emirados Árabes Unidos domina.

Healy dita o ritmo na frente, perseguindo o Maillot Jaune. Simmons é ultrapassado na subida do Col de la Croix-Saint-Robert, faltando 14 km. Na mesma subida, a Visma-Lease a Bike aumenta a aposta novamente. No topo, Pogacar perdeu todos os seus companheiros de equipe.

Yates e Healy acendem os últimos fogos de artifício

Yates ataca pouco antes da subida final: 3,3 km com 8% de inclinação em Le Mont-Dore. Arensman está apenas 5” atrás no último quilômetro, mas não consegue diminuir a diferença, enquanto o vencedor britânico do Giro dispara para sua terceira vitória em uma etapa do Tour, seis anos após as duas anteriores. Healy termina em terceiro com uma diferença de 31”.

Tadej Pogacar acelera a 1,5 km do fim. Jonas Vingegaard acompanha a aceleração. E a dupla diminui o ritmo. Cruzam a linha de chegada com uma diferença de 4’51”. Healy vence a Maillot Jaune por 29”. Ele é o quarto ciclista irlandês a liderar a classificação geral do Tour de France, depois de Seamus Elliott, Sean Kelly e Stephen Roche.

 

Fonte: esportems.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui