Testes da vacina BCG para ‘blindar’ a Covid-19 começam na segunda em Campo Grande

0

Os testes da vacina BCG contra a Covid-19 começam a ser feitos em Campo Grande na segunda-feira (16). Dois mil profissionais da saúde, voluntários, participarão da pesquisa, realizada pela Fiocruz e o Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch, da Austrália, a fim de verificar a proteção do imunizante contra a doença. 

De acordo com o pesquisador da Fiocruz, Julio Croda, responsável pela coordenação do estudo no Mato Grosso do Sul, essas pessoas serão acompanhadas semanalmente por um ano e serão feitas análises internas de proteção, de 3, 6, 9 e 12 meses, por meio de verificação sorológica para saber se há ou não a presença do vírus no organismo.

O profissional de saúde voluntário não pode ter tido Covid-19. Segundo Croda, metade do grupo receberá a vacina e outra metade o placebo. “É importante salientar que esse estudo da BCG não tem dados quanto a imunização contra a Covid. Por isso, esse estudo precisa ser concluído e avaliado pelas agências regulatórias”, pontua.

Disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina BCG é obrigatória no Brasil para recém-nascidos desde 1976. Porém, pode ser tomada até os quatro anos de idade. O imunizante protege crianças de até cinco anos de idade das formas mais graves da tuberculose.

Os testes contam com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui