Quem possui veículo em Mato Grosso do Sul tem até esta segunda-feira (5) para aproveitar um dos maiores descontos do Brasil no IPVA 2026. O pagamento à vista garante 15% de abatimento, benefício que supera a média nacional e reforça a política estadual de incentivo à quitação antecipada do imposto.
LEIA TAMBÉM: Projeto de Gerson Claro que permite uso de recursos de multas para CNH Social vai à sanção do governador
O desconto mantido pelo Governo do Estado varia acima do praticado em outras unidades da federação, onde os abatimentos geralmente ficam entre 3% e 10%. A medida valoriza o contribuinte adimplente, gera economia imediata para as famílias e ajuda a reduzir a inadimplência.
Os boletos do IPVA começaram a ser enviados pelos Correios em dezembro e também estão disponíveis para emissão no site da Secretaria de Estado de Fazenda (www.sefaz.ms.gov.br). Aproximadamente 870 mil veículos fazem parte da base de cobrança neste exercício.
Para quem não optar pelo pagamento integral, o imposto pode ser parcelado em até cinco vezes, com a primeira parcela vencendo em 31 de janeiro. O valor mínimo das parcelas é de R$ 30 para motocicletas e R$ 55 para os demais veículos.
Mato Grosso do Sul também mantém uma das maiores políticas de isenção e benefícios do país. Estão isentos, entre outros, veículos oficiais, entidades sociais, templos religiosos, tratores e máquinas agrícolas, táxis, ambulâncias, veículos de bombeiros, além de automóveis com mais de 15 anos de fabricação.
>>>SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @MANCHETEPOPULAR
Pessoas com Deficiência (PCD) contam com redução de 60%, enquanto frotistas com 30 veículos ou mais têm alíquotas diferenciadas. Veículos movidos a GNV possuem isenção total, e não há cobrança em casos de furto, roubo ou perda total.







