Vídeo: em Corumbá, Bolsonaro e Reinaldo inauguram radar da FAB

0

Ao lado do presidente Jair Bolsonaro, o governador Reinaldo Azambuja participa nesta terça-feira (18), às 10h, da inauguração da Estação Radar, no Aeroporto de Corumbá.

A inserção de novos radares proporcionará uma complementação na cobertura da região, que faz parte da fronteira oeste do Brasil, hoje coberta por radares de vigilância de rota, não abrangendo toda a extensão do território.

Com a incorporação de Medida de Proteção Eletrônica aos radares LP23SST-NG, de função militar, a atividade possibilitará ganhos na detecção e no tratamento dos alvos no novo segmento de vigilância radar, reforçando a cobertura aérea e a detecção de alvos em níveis mais baixos de voos, permitindo uma melhor vigilância dos movimentos de aeronaves de emprego ilícito ou mal-intencionadas.

Os novos radares primários LP23SST-NG e secundários RSM970S podem atuar tanto para garantir a segurança operacional das aeronaves que voam regularmente na região como atuar na detecção de voos ilícitos.

O LP23SST-NG faz parte de uma nova geração de radares primários de longo alcance, que pode chegar mais de 400 km. É equipado com capacidade de altimetria que permite a identificação tridimensional precisa dos alvos, além de funções de contramedidas eletrônicas que protegem os radares de interferências eletromagnéticas intencionais ou não. Os radares ainda permitem a detecção de aeronaves com velocidades baixas ou nulas, como os helicópteros, ou com velocidade e capacidade de manobra elevadas, como os aviões de caça.

Formalizada no final de 2018, a parceria entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Omnisys também prevê a instalação de sistemas de vigilância em Porto Murtinho (MS) e Ponta Porã (MS). O acordo de cooperação contou com repasse de R$ 140 milhões do Ministério da Justiça e Segurança Pública para a FAB.

De acordo com a  Força Aérea Brasileira, os locais foram escolhidos devido ao número de aeronaves observadas entrando no país de maneira irregular pela região e pelas eventuais falhas na cobertura de radar naquela área do mapa.

Agenda

De acordo com a agenda informada pela Presidência da República, o presidente Jair Bolsonaro deve desembarcar em Corumbá por volta das 10h10. A solenidade de inauguração da Estação Radar tem início previsto às 10h30, no pátio do Aeroporto, onde foi montada uma estrutura para receber as autoridades convidadas.

Depois, Bolsonaro almoça no saguão do aeroporto. No cardápio, peixe a urucum, prato tradicional da região. Por volta das 13h30,  o presidente deve chegar à Base Aérea de Campo Grande. Em seguida, parte de helicóptero para Nioaque, onde visitará a unidade militar do Exército, onde serviu de 1979 a 1981. Do local, o presidente segue até a Fazenda Engenho 2, em Maracaju, e retorna para a Capital, de acordo com o Campo Grande News.

É a primeira visita de Jair Bolsonaro a Mato Grosso do Sul após ser eleito presidente da República, em 2018. Todo o entorno do Aeroporto Internacional foi isolado pelas forças de segurança que atuam no evento.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui