O presidente da República Jair Messias Bolsonaro (sem partido) disse, na manhã desta quarta-feira (21), em entrevista à Rádio Jovem Pan de Itapetininga, de São Paulo, que a ivermectina “mata bichas”.
O medicamento é defendido pelo chefe do Executivo federal como tratamento precoce contra a Covid-19, mas não tem eficácia científica comprovada no combate à doença pandêmica.
Conforme o Metrópoles, o presidente explicava a “descoberta” dos remédios.
“É um tabu, você não pode falar em tratamento precoce. É impressionante. [Se você] tá se sentindo mal, se tá com 38º de febre, você toma algo pra abaixar a febre ou espera chegar a 40 graus? […] A tal da hidroxicloroquina não veio da minha cabeça, não inventei. Conversei com embaixadores nossos que estão em países africanos, médicos”, justificou.
“Eu tomei a cloroquina, mais de 200 pessoas tomaram, aqui na Presidência, e ninguém foi a óbito”, argumentou, mais uma vez, o mandatário da República. Em resposta, o entrevistador disse: “Se serve de demonstração, aqui na rádio, todos nós tomamos a ivermectina e ninguém pegou Covid-19”. Bolsonaro, então, retrucou, dando gargalhadas: “Cuidado que a ivermectina mata bichas”.