Aposentado que votar nas eleições 2026 terá Prova de Vida confirmada

0
© Antonio Cruz/Agência Brasil
© Antonio Cruz/Agência Brasil

Os aposentados e pensionistas do INSS, ao participarem das eleições deste ano, terão a Prova de Vida confirmada de forma automática.

Todos os anos, cerca de 40 milhões de beneficiários do instituto precisam comprovar sua condição para garantir a manutenção dos pagamentos dos benefícios.

Desde 2019, como forma de reduzir filas e custos para o processo de Prova de Vida, o comparecimento presencial deixou de ser regra. Com isso, o governo determinou que o INSS busque, de forma proativa, dados que confirmem a condição de vida do cidadão.

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, explica que os dados das eleições serão usados para essa verificação.

“A Prova de Vida pode se dar atráves do comparecimento eleitoral. Então se você for votar, no dias das eleições, você já terá a Prova de Vida realizada. O INSS recebe esses dados e já computa como Prova de Vida. Então compareça às urnas, vote, fortaleça a democracia e prove a sua vida diante do INSS e da Previdência Social”.

A medida permite simplificar esse processo e trazer segurança ao pagamento de benefícios.

Nos casos em que o cidadão não comparecer para votar nas eleições de outubro, o INSS continuará adotando outras fontes de dados do governo federal para comprovar a situação dos beneficiários, como registros de emissão de documentos e atendimentos realizados.

Em 2024, quando os dados do Tribunal Superior Eleitoral passaram a ser usados pelo INSS, foram atualizados 5 milhões de Provas de Vida.

Segundo a Previdência, o segurado só é convocado a regularizar a situação quando não é encontrada nenhuma informação que confirme sua vivacidade.

 

Fonte: Radioagência Nacional – EBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui