Campanha de Natal arrecada brinquedos para crianças carentes e com deficiência

0
70

A campanha “Compartilhe o Natal” chega em 2019 a sua 5ª edição, fruto de uma iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPE/MS), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAO Direitos Humanos). A edição deste ano tem como objetivo principal resgatar o sonho de Natal, com uma arrecadação de brinquedos que serão destinados a crianças e adolescentes vulneráveis e com deficiência de Mato Grosso do Sul, por meio da mobilização social de órgãos públicos e da iniciativa privada.

 

A Procuradora de Justiça e Diretora-Geral da ESMP/MS, Jaceguara Dantas da Silva, que é a idealizadora da campanha, acredita que levar esses brinquedos para as crianças e adolescentes com deficiência, além de realizar um sonho natalino também possibilita levantar a pauta da acessibilidade.

 

“É uma alegria muito grande também poder contar com os órgãos públicos e privados nesta campanha. Esses brinquedos serão destinados prioritariamente para crianças com deficiência, que muito pouco ou nada tem. Elas que muitas vezes são excluídas do sistema educacional, do sistema de saúde e da sociedade como um todo. Com isso, também levantarmos a pauta da acessibilidade em uma campanha que está propiciando alegria e amor”, declara.

 

Crescimento da campanha

 

Desde a criação da campanha, em 2015, foram arrecadados cerca de 31 mil brinquedos que foram distribuídos para 45 entidades, levando alegria e o espírito de Natal para milhares de crianças.

 

O Procurador de Justiça e coordenador do CAO, Francisco Neves Júnior, disse que a campanha “Compartilhe o Natal” cresceu gradativamente ao longo dos anos e será transformada em um projeto institucional do MPMS. “A organização da campanha nasceu dentro do MPE, em um núcleo muito pequeno. Hoje estamos aptos, a própria coordenadoria de Direitos Humanos, em tentar transformar a campanha, em um projeto institucional do MP, de forma que ela possa ser mantida em todo Mato Grosso do Sul, para todas as comarcas do Estado”.

 

Neste ano, todos os Promotores de Justiça de MS foram convidados a aderir ao projeto. Os membros das comarcas de Sidrolândia, Corumbá, Cassilândia, Iguatemi, Glória de Dourados, Angélica, Sonora, Nioaque e Itaquiraí, já confirmaram a participação.

 

Parceiros na solidariedade

 

A campanha “Compartilhe o Natal” conta com vários parceiros, entre órgãos públicos e a da iniciativa privada. O lançamento da campanha aconteceu na Central de Apartamentos Decorados da Plaenge e o gerente regional Luiz Octávio Pinho parabenizou a iniciativa do MPMS e falou do privilégio em poder participar de mais uma edição.

 

“Qual é a reação de uma criança ou adolescente, em situação de vulnerabilidade e com deficiência ao receber um presente de Natal? Eu diria que isso é intangível. Não temos como mensurar o resultado, mas é certo que isso influencia diretamente na autoestima dela e tem um resultado muito importante para seu desenvolvimento. Parabéns pela iniciativa mais uma vez do Ministério Público em continuar fazendo essa campanha mais uma vez no Natal”, finaliza Pinho.

 

A campanha é aberta a toda sociedade e quem quiser realizar doações, a Plaenge conta com um ponto de arrecadação que fica na Avenida Nelly Martins, 51 (Av. Mato Grosso com Via Park), bairro Santa Fé. Todos os pontos de coleta podem ser conferidos no endereço eletrônico: https://www2.mpms.mp.br/compartilheonatal/postos-de-coleta/

 

A campanha também possui uma conta para doações, para quem preferir fazer doações em dinheiro ou transferência. A conta disponível para o recebimento de valores é a da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP): Banco Sicredi, Agência 0913, conta-corrente 24038-9, CNPJ 15.413.313/0001-49.

 

Veja abaixo as entidades beneficiadas

 

Abrec – Associação Beneficente dos Renais Crônicos

AMA – Associação de Pais e Amigos do Autista

Associação Pestalozzi de Campo Grande

Associação Renasce a Esperança

Sociedade Educacional Juliano F. Varela

Cedeg/Apae – Centro de Educação Especial Girassol/Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

Centros Estaduais de Atendimento ao Público da Educação Especial

CER/Apae – Centro Especializado em Reabilitação

Cotolengo Sul-Mato-Grossense

FEAPMS – Federação das Associações Pestalozzi do Estado de Mato Grosso do Sul

Feapaes-MS – Federação das Apaes do Estado de Mato Grosso do Sul (58 municípios)

Ismac – Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas

 

Parceiros da campanha “Compartilhe o Natal”

 

Águas Guariroba

Apae

ALEMS – Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul

ASMMP – Associação Sul-Mato-Grossense de Membros do Ministério Público

Cassems – Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul

Escola Paulo Freire

Gráfica Pontual

FAMASUL

Feapaes-MS – Federação das Apaes do Estado de Mato Grosso do Sul

UCDB – FM Educativa

Liga do Bem

MPT – Ministério Público do Trabalho

PLAENGE

Samorano Consultoria Ambiental

SEDHAST – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho

Shopping Campo Grande

SINSEMP-MS – Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul

UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Unisaúde