As cooperativas sul mato-grossenses estão mobilizadas para realizar o programa Dia de Cooperar – também conhecido como Dia C. No primeiro sábado de julho (1/7), cooperativistas e voluntários se juntam à equipe do Sistema OCB/MS para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo. O evento de celebração será no Parque Tarsila do Amaral, das 13h às 18h, com serviços de saúde, educação, cidadania, além de apresentações artísticas gratuitas.

Em Mato Grosso do Sul, as cooperativas, com o trabalho consolidado, possuem a meta de somar voluntários para beneficiar mais pessoas. Cerca de 21 cooperativas e 700 voluntários pretendem beneficiar cerca de três mil pessoas apenas no dia 1° de julho. “As cooperativas estão preocupadas com o legado que vão deixar para as próximas gerações. E é com este programa, que podem oferecer voluntariamente sua contribuição para as comunidades em que estão inseridas através da promoção de iniciativas que beneficiam milhares de pessoas em todo o país”, afirma Celso Régis, presidente do Sistema OCB/MS.

Além da capital, serão realizadas ações por todo o estado com destaque para as cidades de São Gabriel do Oeste, Dourados, Naviraí e Três Lagoas. Nessas cidades as cooperativas locais promoverão diversas atividades gratuitas e abertas a toda comunidade.

O grande desafio do Dia C é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas. Para isto, o programa busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.
Dia C em números

Na trajetória do Dia de Cooperar, os últimos anos foram cruciais para transformar o Dia C em um grande programa nacional capaz de promover iniciativas socioambientais e transformar realidades em todo o país.

Os números não nos deixam mentir sobre a efetividade do Dia C. Em 2016, 1278 cooperativas desenvolveram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 777 cidades espalhadas por todos os estados e no Distrito Federal. Este ano, a meta é beneficiar mais de um milhão de pessoas através dos projetos contínuos.
Serviço: Dia C em Mato Grosso do Sul

Local: Praça Tarsila do Amaral – Rua Santo Augusto s/n, Jardim Vida Nova, Campo Grande.

Data: 1 de julho

Horário: 13h às 18h

Deixe uma resposta