Em Audiência Pública, Vereador Professor Juari destaca fatores imprescindíveis para o retorno às aulas presenciais

0

Com o objetivo de debater o retorno às aulas presenciais de forma segura para estudantes e profissionais da educação, a Câmara Municipal de Campo Grande por meio da Comissão Permanente de Educação e Desporto, realizou nesta segunda-feira (24) no plenário Oliva Enciso, a Audiência Pública com o tema: “Volta às aulas presenciais”. 

Sob a presidência do Vereador Professor Juari, a audiência contou com a participação de diversos órgãos que debateram sobre o retorno de forma segura e responsável. Para a abertura dos trabalhos, a Psicóloga Ediane Ferreira Palhano, abordou o tema: “Quem irá retornar para as aulas presenciais? Somos os mesmos após vivenciarmos uma pandemia mundial?” Ediane destacou a importância dos cuidados com o emocional dos profissionais, estudantes e toda a comunidade escolar durante esse retorno. 

O presidente da Comissão Permanente de Educação e Desporto, Vereador Professor Juari, ressaltou a importância do diálogo, da organização de momentos democráticos, possibilitando uma construção coletiva e responsável para o retorno às aulas presenciais e enfatizou que a vacinação de todos os profissionais é fundamental para que este retorno aconteça, bem como a acolhida e o cuidado emocional dos profissionais e de toda comunidade escolar.  

O  debate contou ainda com a participação  da Secretária Municipal de Educação, Profª Elza Fernandes; da Promotora de Justiça da Infância, Dra. Vera Aparecida Vieira; da Defensora Pública Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Dra. Debora de Souza Paulino; do Presidente da ACP, Prof. Lucílio Souza Nobre; do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Administrativos da Educação de Campo Grande (SINDAEM), Sr.Jorge Martins Dantas; da Presidente do Conselho Municipal de Educação, Profª Alelis de Oliveira Gomes; da Presidente do Conselho de Diretores e Diretores Adjuntos das Escolas Municipais, Profª Maria Lucia de Fátima de Oliveira; da Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Sra. Veruska Lahdo; do Coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação profissional da Secretaria Estadual de Educação, Prof. Davi de Oliveira Santos; e do Vereador e Presidente da Comissão de Saúde, Dr. Sandro Benites.

 Ao falar sobre as garantias de segurança para a saúde dos professores e servidores administrativos da educação, a Secretária de Vigilância em Saúde da SESAU, Sra. Veruska Lahdo afirmou que o papel da Secretaria de Saúde em relação a volta às aulas tanto na rede pública, quanto na rede privada, é auxiliar a elaboração dos planos de biossegurança e monitorar toda essa ação que envolve o retorno às aulas presenciais; destacou ainda, que já foram imunizados contra a Covid-19 cerca de 22 mil profissionais da educação em Campo Grande. 

Em sua participação no debate, o presidente da ACP, Professor Lucílio Souza Nobre, destacou que este retorno às aulas precisa ser gradual para não sobrecarregar o professor que tem ultrapassado sua carga horária no sistema remoto. Enfatizou ainda, que a garantia da vacinação faz com que os profissionais se sintam mais seguros para o referido retorno. 

Como solicitação e encaminhamentos para essa audiência, o presidente da ACP pediu que a primeira semana de aula fosse de acolhida aos profissionais envolvidos na educação, momento este de cuidado e atenção com a saúde emocional destes. 

Nesse sentido, a Secretária Municipal de Educação, Professora Elza Fernandes fez uma retrospectiva de todas as situações que professores e administrativos tiveram que enfrentar no início da pandemia, mostrando um papel fundamental na reinvenção de ensino, além do auxílio às famílias dos estudantes. Outro ponto frisado pela secretária, foi a luta pela vacinação dos profissionais, que no momento, já conta com quase 12 mil profissionais vacinados com a primeira dose e destacou que há possibilidade de antecipação da segunda dose para que no retorno às aulas no dia 19 de julho, todos os profissionais estejam devidamente imunizados.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui