Governo de MS intensifica parceria com o Chile para impulsionar a Rota Bioceânica

0
41

O Governo de Mato Grosso do Sul reforçou a parceria e a integração com o Chile, país fundamental na Rota Bioceânica, que conecta os produtos do Estado ao mercado asiático através dos portos chilenos. Em uma reunião com o governador de Tarapacá, José Miguel Carvajal Gallardo, foram discutidas novas medidas de cooperação.

Uma das ações discutidas inclui a abertura de um escritório de Mato Grosso do Sul em Iquique, capital de Tarapacá, para promover as potencialidades do Estado. Também foi proposta a criação de uma governança entre os governadores dos quatro países envolvidos na rota bioceânica para tratar de questões relacionadas à rota.

Outra medida importante é a negociação entre os governos de Mato Grosso do Sul e Tarapacá com companhias aéreas para viabilizar um voo direto entre Iquique e Campo Grande. Essa iniciativa visa fortalecer o intercâmbio comercial e cultural, facilitando a movimentação de empresários e turistas.

O governador Eduardo Riedel enfatizou a importância dessa integração: “Mato Grosso do Sul está de portas abertas para promover esta integração. Sentimos do Governo de Tarapacá um dinamismo e proatividade para construir as pontes antes da rota estar 100% pronta. Esta relação vai fortalecer os negócios, intercâmbio cultural e turismo. Os portos chilenos serão porta de entrada para ida e volta de produtos.”

José Miguel Carvajal, governador de Tarapacá, destacou que a integração trará mais competitividade para ambos os estados e benefícios para milhares de famílias, especialmente através do corredor bioceânico que liga os produtos sul-americanos ao mercado asiático via Oceano Pacífico.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, detalhou as ações: “Vamos abrir um espaço de MS em Iquique, que vai divulgar nossas principais atrações. Em relação ao voo, fica o desafio, nem que seja mensal.”

O evento “Tarapacá Day”, que divulga as potencialidades e oportunidades de negócio da região norte do Chile, está sendo realizado em Campo Grande no Hotel Deville até o final desta terça-feira (9). Participam empresários de Mato Grosso do Sul, representantes da Zona Franca de Iquique (ZOFRI), da Empresa Portuária de Iquique (EPI) e da Embaixada do Brasil no Chile. Durante o evento, serão assinados convênios entre o estado chileno e entidades públicas e privadas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui