PF e PRF derrubam Máfia do Cigarro que envolvia policiais e político

0

Operação Trunk, com apoio da PRF, cumpre mandados de busca e de prisão em São Paulo, Paraíba e Mato Grosso do Sul

 

 

Campo Grande/MS – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (31/7) a Operação ‘Trunk’, com a apoio da Polícia Rodoviária Federal, para desarticular organização criminosa de grande porte, a qual era responsável pela introdução de enormes quantidades de cigarros contrabandeados no território nacional, além de cooptar agentes públicos.

 

Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, 8 mandados de prisão preventiva, expedidos pela 3ª Vara Federal de Campo Grande/MS, nas cidades de Campo Grande/MS, Dourados/MS, Ponta Porã/MS, Rio Brilhante/MS, Embu-Guaçu/SP e São Bento/PB, além de sequestro de veículos, imóveis e valores financeiros.

 

As investigações tiveram início em julho de 2018, em razão da apreensão de um caminhão carregado com um total de 430 mil maços de cigarros contrabandeados oriundos do Paraguai. No total, durante o transcorrer das investigações, foi realizada a apreensão de 19 carregamentos semelhantes (em caminhões ou carretas), com a prisão de 26 indivíduos.

 

De acordo com o que foi apurado, foi descoberta a participação de policiais, fato que determinou a união de esforços da PF e da PRF na desarticulação do esquema delituoso, e de um agente político na organização criminosa. Os policiais envolvidos no esquema delituoso recebiam propina para facilitar a entrada dos cigarros contrabandeados no território nacional e sua circulação nas estradas.

 

A união de esforços entre as instituições de segurança pública tem determinado uma crescente dificuldade logística na atuação das Organizações Criminosas no Estado do Mato Grosso do Sul, sendo ações como a Operação ‘Trunk’ mais um fator de desarticulação de grandes grupos criminosos envolvidos na prática do crime de contrabando.

 

 

 

Deixe uma resposta