Prefeitura de Campos Grande entrega a revitalização de mais quatro EMEIs

0
62

A Prefeitura de Campo Grande continua com as entregas das revitalizações do programa Juntos Pela Escola e nesta quarta-feira (19), mais quatro unidades foram inauguradas junto com à comunidade. São elas: EMEI Maria de Lourdes Vieira Castoldi, Clotilde Chaia, Micheli Regina Locatelli e Clebe Brazil Ferreira.

O Juntos Pela Escola é o programa de revitalização de escolas do município, que prevê as seguintes linhas de intervenção: revisão elétrica, revisão hidráulica, manutenção na cobertura (telhado), acessibilidade e pintura. Ao todo, estão sendo investidos R$ 40 milhões para reforma das 205 escolas da Capital.
Na EMEI Maria de Lourdes Vieira Castoldi, no Jardim Sayonara, que atende 139 alunos do grupo 1 ao 5, foi revitalizada toda a pintura interna e externa, feita acessibilidade e construído um banheiro para PCDs. A unidade também já tem placas solares instaladas e parques novos, para os alunos.

Na Reme desde 2011, a diretora Jaqueline Vascão, afirma que o impacto o Programa impacta da escola à comunidade. “É incrível esse olhar para a educação, o programa trouxe uma transformação completa, não só aos nossos olhos, mas principalmente para as crianças e para a comunidade”.

A presidente da APM (Associação de Pais e Mestres) da unidade, Ana Paula Hartkoff, mãe de gêmeas do grupo 3, diz que foi um privilégio fazer parte do programa junto com a direção. “O programa só veio só para somar, melhorou muito. Tivemos um olhar melhor pela educação, para cá, principalmente, mas também em quase todas as escolas e essa participação ativa da comunidade nessas decisões é muito importante”.

A prefeita Adriane Lopes tem acompanhado a entrega das revitalizações de cada unidade escolar e ressalta que atualmente 25 unidades já estão prontas, 80 com projetos em andamento e as demais sendo feitas. “O projeto Juntos Pela Escolas está avançando e acreditamos que até o final do ano vamos ter escolas acessíveis e totalmente transformadas. A Prefeitura segue realizando essas mudanças no espaço físico e nas condições de trabalho e convívio dentro das unidades”.

Na EMEI Clotilde Chaia, são atendidos 193 alunos do grupo 1 ao 4. No programa, foi construído o muro na lateral, acessibilidade e ampliação de calçadas, além da pintura interna e externa.

Segundo o diretor da EMEI Clotilde Chaia, no Jardim Imá, Ricardo Henrique de Souza, há 20 anos na REME, ele nunca viu um programa como o Juntos Pela Escola. “O que a gente tinha era o nosso esforço da comunidade para poder melhorar a EMEI, mas da prefeitura é a Primeira vez que a nossa escola é revitalizada em 20 anos. A revitalização não interfere só no prédio, ela mexe na autoestima dos pais, dos servidores e das crianças. Toda criança gosta de chegar num ambiente limpo, num ambiente gostoso, num ambiente colorido e apropriado para eles. Quando esse espaço está organizado, a gente consegue construir com as crianças os hábitos de cuidado”.

A vice-presidente da APM, Noeli Freitas, conta que a construção do muro foi o mais esperado pela direção e para os pais. “Nós estávamos ansiosos por essa construção que protege melhor as crianças. Fora a pintura, os parques que recebemos. Então melhorou bastante”.

Na EMEI Micheli Locatelli, são 310 alunos matriculados do grupo 1 ao 5 que após a revitalização, contam com pintura nova de toda a unidade, reforma da caixa d’água e acessibilidade.

A diretora Mariley Braga afirma que desde 2012 a unidade não tinha uma pintura completa. “Ao longo desses anos, fizemos pequenos reparos, mas nada comparado ao o que o programa nos proporcionou e nós tínhamos um problema com a caixa d’água, que foi resolvido no Juntos Pela Escola”.

A empresária Pamela Felizardo é mãe de um aluno do grupo 3 na unidade que está matriculado desde o berçário e conta que a diferença é enorme. “Meu outro filho estudou aqui antes do Programa, então consigo comparar mesmo e a diferença é gritante. Isso mostra o comprometimento da Prefeitura com as crianças”.

Já na EMEI Clebe Brazil Ferreira, no Jardim Itamaracá, são 294 alunos atendidos do grupo 1 ao 5. Na unidade, foi realizada a troca de telhado de um dos blocos, pintura interna e externa e acessibilidade.

A diarista Natália Faria de Oliveira é mãe de dois alunos matriculados na unidade e comemora a entrega. “Eu amei essa revitalização feita na escola, os brinquedos novos, cadeiras novas, é de aquecer o coração e deixa a gente como mãe mais tranquila e feliz”.

A diretora, Valéria Ortiz, também comemorou, ressaltando que a pintura traz alegria e cor para os dias. “Eu estou há 25 anos na educação e nunca eu tinha presenciado um feito como esse. Então, o Juntos pela Escola, para a gente vem trazer alegria, ânimo, esperança de dias melhores, estávamos na escola triste, sem cor e hoje a gente tem uma revitalização que vem trazer um conforto para as crianças, que vem trazer alegria de estar num lugar bem cuidado”.

O secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, finalizou dizendo que a revitalização visa promover o bem estar na comunidade escolar. “Essa revitalização entrega condições para os educadores trabalharem e entregar o seu melhor, além de melhorar e promover um ambiente agradável aos alunos, esse é o objetivo”.