Eleição UFMS: atual reitor não comparece ao debate

0

Na última sexta-feira (10), aconteceu o debate com os candidatos à reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento foi realizado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ADUFMS) e transmitido por suas contas no Facebook e Youtube, à partir das 19:00 horas. Das cinco chapas concorrendo à eleição, apenas duas participaram. Entre as ausentes, encontra-se a chapa do atual reitor, Marcelo Turine, que sonha com reeleição.

O debate foi mediado pela professora Débora Alves e ocorreu entre os candidatos Lídia Maria Ribas, da chapa 5 ‘Eficiência e Inovação’ e Lincoln Oliveira, da chapa 3 ‘UFMS + Vozes’. No início da transmissão, foi ressaltado que todos os candidatos foram convidados.

O debate foi dividido em quatro etapas, sendo a primeira delas a apresentação dos candidatos. Em seguida, iniciaram-se as perguntas temáticas e, posteriormente, as perguntas entre os candidatos, com direito à réplica e tréplica. A última parte constituiu-se na resposta de perguntas enviadas por quem estava assistindo. 

Entre os temas abordados, foram expostos pensamentos sobre a questão do ensino remoto, do projeto Future-se, metas de combate ao assédio e ideias para a melhoria dos espaços coletivos nos campus da universidade. 

Os candidatos lamentaram a ausência das outras chapas e acreditam que o debate poderia ter sido enriquecido pela presença delas. 

A discussão ocorreu de forma democrática e contou com interação nos comentários. Telespectadores da transmissão enfatizaram a importância da participação dos candidatos nos debates, o que constitui respeito à comunidade acadêmica e a valorização do diálogo. 

A eleição acontecerá no dia 17 de julho de maneira virtual, com duração dàs 08:00 às 21:00, no site da UFMS. Docentes, técnicos-administrativos e acadêmicos podem votar. 

 

 

Imagem: Rede Social ADUFMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui