Para flexibilizar economia, Campo Grande e Dourados alteram toque de recolher: confira as mudanças

0

Na quinta-feira (30), Marquinhos Trad anunciou em transmissão ao vivo no Facebook, novo decreto que reduz o toque de recolher e flexibiliza a abertura de estabelecimentos. A medida passa a valer do primeiro dia de agosto até dia 16. Além disso, blitz começaram a ser realizadas para reduzir mobilidade na cidade.

Toque de Recolher

O toque de recolher, que antes iniciava às 20h, a partir de amanhã passa a valer apenas a partir das 21h, indo até 5h da manhã. Ou seja, uma hora a menos que no decreto anterior. A respeito do comércio varejista, durante a semana poderá funcionar das 9:00 às 19:00. Aos sábados, a abertura é permitida das 9:00 às 16:00, enquanto no domingo é fechado.

Outros estabelecimentos também tiveram modificações no horário de funcionamento. Os shoppings passam a abrir às 11:00, fechando às 20:00. Academias de ginástica funcionarão de segunda à sexta das 5:00 às 21:00, sábado das 5:00 às 17:00 e domingo devem permanecer fechadas. Salões de beleza de segunda à sexta terão o mesmo funcionamento que as academias, das 5:00 às 21:00, enquanto aos sábados o horário será reduzido das 9:00 às 18:00 e domingo fechamento. Restaurantes e Supermercados possuem funcionamento assegurado de segunda à segunda a partir das 5:00 até 21:00.

Os serviços essenciais, listados por Trad como sendo farmácias, hospitais, postos de saúde, postos de gasolina e delivery, funcionarão 24 horas por dia todos os dias.

Blitz

Além disso, blitz começaram a ser realizadas ontem (30) em todas as regiões da cidade. Para justificar essa atitude, Marquinhos diz que isso não é punição e que punir seria se  “aplicássemos o lockdown, se aplicássemos a Lei Seca, se nós não aceitássemos os argumentos da CDL de flexibilizar os horários. Punir seria abrir o comércio das 9:00 e mandar fechar às 17:00″. O prefeito ainda acrescenta que “as blitz vão nesse sentido da redução da mobilidade, principalmente de motos e veículos”.

Situação em Dourados

Mesmo nesse momento em que o estado de Mato Grosso do Sul está com índice crescente de contágio e constantemente com o sinal vermelho do mapa, a Capital não é a única cidade a flexibilizar as medidas, de forma que Dourados também reduziu o toque de recolher e ampliou o tempo de abertura dos shoppings.

Assim como em Campo Grande, o toque de recolher douradense iniciava às 20h, mas no caso de Dourados, o novo horário passa a ser às 22:00 se estendendo até 5:00.

Os shoppings passam a possuir funcionamento permitido das 11:00 às 21:00, sendo que, anteriormente o fechamento se dava às 19h. Restaurantes podem funcionar até 22h, mas o consumo de álcool só é permitido até às 20h. Bares e Tabacarias podem funcionar apenas por meio do sistema de entregas.

Os estabelecimentos que descumprirem as normas de funcionamento, serão notificados e na quarta incidência perderão o alvará. O decreto possui duração de 14 dias e passa a valer a partir de hoje.

 

 

Imagem: Reprodução/Live

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui